Maestro

MAESTRO

PAULO BERNARDINO

Maestro, compositor, organista e pianista. Nascido nos Países Baixos, iniciou os seus estudos musicais aos sete anos na Escola de Música “Jeroen Bosch” na cidade de s’-Hertogenbosch e, pouco depois, na Schola Cantorum da Catedral “Sint Jan” na mesma cidade.
Em Portugal desde 1987, veio a completar o curso de Piano no Conservatório de Música de Coimbra em 1995, ao mesmo tempo que cursava Engenharia Electrotécnica na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra, licenciatura que concluiu em 1998.
Conclui a sua licenciatura em Música Sacra na Universidade Católica Portuguesa – Porto em Julho de 2003.
Ao nível do ensino profissional e superior tem leccionado as disciplinas de Piano, Órgão, Acordeão, Formação Musical, Acústica, Novas Tecnologias e Música, Composição, Harmonia e Contraponto, História da Música, Prática Orquestral, Coro e Direcção Coral, exercendo também muitas vezes a função de pianista acompanhador ou correpetidor.
Realizou um grande trabalho vocal com Mathias Gerchen, Sofia Serra, Susana Marincovic, António Salgado e Ghislaine Morgan. Tem sido convidado por diversas vezes para reforçar grandes e pequenos grupos vocais como, entre outros,  o Aeminium e o octeto vocal da lapa com o qual interpretou “Lobet denn Hern” de J.S. Bach (BWV 230).
Ao nível da direcção coral e de orquestra estudou e trabalhou com os seguintes maestros: Maurice Pirenne, Eugénio Amorim, Jorg Straube, Hubert Velten, Cesário Costa, Jorge Matta, Peter Philips, Graham O’ Reilly, José Luís Borges Coelho, Dominique Vellard, Artur Carneiro, António Lourenço, Paulo Lourenço, Richard Gwilt e Owen Rees. Tem dirigido por vezes a Orquestra Sine Nomine, Orquestra de Câmara de Coimbra, Orquestra Adarte e outras formações vocais e/ou instrumentais. Foi pianista e assistente da Direccção Artística dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra desde 1995 a Julho de 2003 e Maestro e Director Artístico do Orfeon Académico de Coimbra desde Abril de 2006 a Agosto de 2008.
Actualmente é doutorando em Direcção Coral na Universidade de Aveiro, pertence ao Coro Casa da Música (formação sinfónica), é maestro do Coro dos Pequenos Cantores de Coimbra desde Setembro de 2006 bem como do Choral Polyphónico João Rodrigues de Deus – Penela desde Fevereiro de 2013.
Professor na Escola Diocesana de Música Sacra de Coimbra desde 1994, tem desempenhado desde então as funções de organista da Sé Catedral de Coimbra, sendo nomeado em Março de 2002 organista titular dessa mesma Catedral. Foi nomeado também em Outubro de 2007 organista titular da Capela da Universidade de Coimbra. Desde Dezembro de 2010 é Vice-Presidente da Associação Musical Pro Organo (AMPO) que recentemente lançou o primeiro volume da biblioteca Lusitana Organa – Órgãos de tubos em Portugal.
Tem realizado regularmente concertos, quer a solo, quer como acompanhador, em Portugal e no estrangeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário